quinta-feira, 7 de maio de 2009

NAPOLI E A VERDADEIRA PIZZA ITALIANA


Daiane Vasconcellos

Cidade dos castelos, museus e igrejas, mas também da agitação, muita gente festeira e a famosa pizza napolitana tem tornado a velha Napoli em um dos principais chamarizes da região sul do país. Nem mesmo algumas inconveniências como o lixo urbano ou trânsito caótico da cidade, conseguem tirar o brilho de uma cidade repleta de alegria e festividade.
Passeando pelas ruas de Napoli é possível sentir toda religiosidade e história presente nos monumentos e capelas antigas da região. Banhada pelo Mar Tirreno e sob a sombra do amedrontador Vesúvio, a cidade consegue manter a alegria e oferece aos seus visitantes uma infinidade de atrativos culturais e também gastronômicos.
Como não lembrar do pitoresco cenário de roupas à mostra e pessoas que incansavelmente falam com as mãos? E que tal selar uma união através dos cadeados do amor? Em Napoli, as pessoas gravam suas iniciais no cadeado e depois fixam em lugares públicos, a fim de que todos possam ter acesso ao enlace matrimonial do casal.
Napoli é uma cidade encantadora e por isso, vale a pena conhecê-la.

Boa viagem e aproveite a melhor pizza do mundo!

Dicas:

ü Cuidado com os taxistas na cidade. Eles gostam de cobrar tarifas elevadas pela corrida.

ü Não deixe de fotografar o vesúvio. O atrativo natural é visto por quase toda a cidade e não tem desculpa de não ser contemplado.

ü Visite a Capella di San Gennaro, onde estão as ampolas com o sangue milagroso do bispo canonizado e também padroeiro da cidade. Os napolitanos acreditam piamente que se salvaram das erupções de Vesúvio pelas mãos do santo.

ü Não cometa a gafe de pedir uma pizza de peperone sem saber o seu real significado. Em italiano, o peperone quer dizer pimentão, e por isso, muitos brasileiros desavisados acabam comendo a pizza indesejada.

Nenhum comentário: